Projeto Transfronteiriço – Plano Nacional de Leitura
No 2º ano foi explorada a história A menina gotinha de água de Papiniano Carlos.
Fez-se uma adaptação da história
original que foi contada com recurso ao flanelógrafo.
Através de cenários, músicas e
personagens feitas em feltro, a história foi apresentada em diálogo na
perspetiva da menina gotinha de água. Após a exploração oral da história e o
reconto dos alunos com o material de apresentação, seguiu-se a escrita
criativa. Entregou-se a cada aluno uma gotinha de água para pintar e recortar.
Depois de realizada esta tarefa foi pedido que escrevessem e completassem a
frase “Se eu fosse uma gotinha de água…” no verso da gotinha de água. Foi
construído um mobile com as gotinhas a cair da nuvem cor- de- rosa (personagem
da história) para colocar na sala de aula.
A segunda sessão incidiu na área de
estudo do meio e baseou-se na realização de uma experiência para comprovar as
características da água potável.
Após a leitura de parte pertinente da
história encetou-se um diálogo sobre a importância da água para todos os seres
vivos. Depois de todos concluírem que a água é fundamental, foram apresentadas
duas garrafas de água; uma com água limpa e outra com água suja com terra. À
pergunta “Qual a água que preferem beber?” a resposta foi unânime “A água
limpa!”. Então foi entregue a cada aluno um copo transparente ( no qual se
colocou um pouco de água engarrafada ) e uma folha de registo. Os alunos
observaram, cheiraram e provaram a água. Em seguida registaram na sua folha que
a água potável não tem cor, não tem cheiro e não tem sabor. Então concluiu-se
que a água potável é incolor, inodora e insípida.
Esta atividade que foi do agrado de
todos permitiu, através das ciências experimentais, distinguir água potável de
água não potável e reconhecer a sua importância para todos os seres vivos.
Sem comentários:
Enviar um comentário