Centro Lúdico Cultural e Social de Vilar Formoso

terça-feira, 30 de junho de 2015

PNL - Projeto Transfronteiriço 3º Período

Projeto Tranfronteiriço 1º e 2º ano

1º ano
Do livro “Dez dedos, dez segredos” foi apresentada a história “Conta o polegar da mão esquerda” através de uma peça de fantoche de dedos. Os alunos através de uma ficha com lacunas registam o resumo da história. No final, experimentaram os fantoches de dedo e deram largas à sua imaginação e criando a sua própria história. 
A segunda sessão da obra teve início com a apresentação de um pequeno grupo de burrinhos com números até 99, no quadro. Os alunos deslocam-se ao quadro para colocar os burrinhos por ordem crescente e, ou por ordem decrescente. Por último, de modo a treinar as contagens crescentes e decrescentes, os alunos realizam uma ficha individualmente, com o apoio da professora. 

2º ano
Na primeira sessão da obra “ Corre, corre cabacinha”, os alunos tomaram contacto com as personagens existentes na história, coladas numa cabaça e com essas imaginaram o conteúdo da obra a explorar. Mais tarde assistiram ao teatro de fantoches e ouviram a história. A exploração foi feita de seguida, utilizando o texto lacunado que os alunos tiveram de completar com desenhos efetuados pelos mesmos. 
Na segunda sessão, os alunos tiveram que criar uma capa adequada ao título da história trabalhada, já que a capa real não coincidia com a mesma. Preencheram ainda uma ficha de leitura com os dados mais relevantes da capa. Esta sessão incidiu mais na área da matemática, explorando a adição sucessiva de parcelas, utilizando para o efeito desenhos e esquemas.
Para finalizar a exploração desta obra a avozinha ofereceu aos meninos um pão de ló que eles degustaram com prazer.




Projeto Transfronteiriço 3º e 4º ano


3º ano
Neste 3.º período, explorámos a obra “Robertices” da autora Luísa Dacosta e “A arca do tesouro” da autora Alice Vieira.

Tratando-se de um livro de texto dramático, a apresentação do livro “Robertices” foi feita através de uma peça de fantoches: “O freguês caloteiro”, recriando os bonecos “Robertos”.
Na segunda sessão foram desenvolvidas atividades no âmbito da matemática através de um jogo de tabuleiro intitulado “Fim do Mês”. Esta atividade de cariz lúdico-pedagógico com o objetivo de saber contar dinheiro e de consciencializar os alunos para a importância de saber gerir bem o seu dinheiro, foi do agrado dos alunos que participaram entusiasticamente.
Para a introdução do livro “A Arca do Tesouro” apresentámos um PowerPoint com o livro digitalizado, não só para que todos os alunos tivessem acesso ao texto escrito como também para mostrar a forma como o livro se apresenta graficamente, com algumas palavras ou expressões impressas de forma a se visualizar o significado da mesma, por exemplo, a frase “os gelados que se derretem nas mãos das crianças” está impressa, em linha curva, fazendo o efeito do gelado a derreter e a escorrer pelas mãos.
Nessa sessão o livro foi explorado na área do Português e da Expressão Plástica. Na área do Português os alunos elaboraram um texto antecipando o final da história através da continuação de uma parte da mesma. Na área da Expressão Plástica construiram uma arca de tesouro em papel e pintaram e recortaram caras expressando sentimentos para ascolocar na arca. Esta ultima ativiadade também permitiu abordar conteúdos da Formação Cívica, através da exploração dos sentimentos bons e menos bons.
Para terminar a obra, e também as atividades do Projeto Transfronteiriço, na segunda sessão os alunos retiraram uma palavra (comprida, curta, má, desconhecida...) de uma arca do tesouro e com ela construiram mentalmente uma história. Posteriormente transcreveram-na para o papel na forma de desenho. Elaborado o desenho, os alunos apresentaram-no à turma contando a história que imaginaram.
Terminámos com um lanche convívio.

4º ano
No Centro escolar da Sequeira e Póvoa do Mileu foi apresentada a obra "A Princesa e a Ervilha" de Hans Christian Andersen através da exploração de diferentes edições da obra comparando a versão original com uma versão mais atual.

Este período explorámos também a obra “Teatro às três pancadas” de António Torrado, com a finalidade de ensaiar uma das peças de teatro para apresentá-la na festa de final de ano nas respetivas escolas.
Iniciámos a obra com uma visita virtual a um teatro através do visionamento de um PowerPoint. Posteriormente, os alunos fizeram um exercício de descontração e ativação, imaginando-se num Teatro e que eram uma personagem de uma peça de teatro. Interiorizando a personagem imaginada, leram uma quadra presente numa das peças da obra explorada. De seguida realizaram algumas atividades de leitura/entoação de voz lendo um destrava-línguas de diferentes formas: a rir, a chorar, zangado, com diferentes sotaques... Esta atividade foi recebida com muito entusiasmo e participação pelos alunos.
Na segunda sessão apresentámos um excerto da peça de teatro “Vem aí o Zé das moscas”. Foi feita a leitura dialogada do mesmo e realizada uma ficha de apliacação de conhecimentos. Para terminar distribuiram-se as personagens e iniciou-se o ensaio da peça.
Durante as sessões seguintes, ensaiou-se a peça de teatro “Vem aí o Zé das moscas”.
Ficam algumas fotos das atividades desenvolvidas:






Sem comentários:

Enviar um comentário