Centro Lúdico Cultural e Social de Vilar Formoso

terça-feira, 30 de junho de 2015

PNL - Projeto Transfronteiriço 1º Período

Projeto Transfronteiriço 4.ºano
Este período, exploramos a obra “ Versos de cacaracá” de António Manuel Couto Viana, nas turmas do 4.º ano de escolaridade das escolas EB da Estação, Póvoa do Mileu, EB Bairro do Pinheiro e EB Bairro da Luz, na Guarda, da EBS Casimiro Matias de Almeida e da EBS de Vilar Formoso.
Explorámos o poema “A vendedeira das quatro estações” através da apresentação de uma dramatização com fantoches e cenários no flanelógrafo. A mesma serviu de motivação para a realização de uma ficha de leitura em que os alunos tiveram de ordenar as imagens do cenário e as quadras fazendo-as corresponder.
Na sessão seguinte trabalhámos o texto informativo através da exploração de um cartaz após a qual pedimos aos alunos para redigirem uma notícia. Como inspiração e motivação para a escrita da notícia os alunos visionaram um noticiário televisivo em direto, dramatizado pelos docentes.
No fim da sessão os alunos tiveram oportunidade de protagonizar a dramatização do noticiário, atividade que foi muito do seu agrado.





Projeto Transfronteiriço 3.ºano
Neste 1.º período, explorámos a obra “ Poemas da Mentira e da Verdade” da autora Luísa Ducla Soares nas turmas do 3.º ano de escolaridade das escolas EB da Estação na Guarda, EBS Casimiro Matias de Almeida e EBS de Vilar Formoso,
Começámos a exploração da obra com o poema “Tudo ao contrário”, sensibilizando os alunos para a sua leitura através de uma pequena dramatização em que um dos docentes, após se ausentar da sala com a justificação de ir buscar as fichas de leitura, entrou na sala de aula trazendo a roupa ao contrário (o casaco de trás para a frente; óculos virados do avesso; cachecol na cintura…). Esta atividade proporcionou momentos de alegria e descontração promovendo nos alunos a vontade de conhecer e descobrir o poema que motivou a engraçada intervenção do docente. Após dialogar com os alunos sobre a forma errada do docente se vestir e destes o auxiliarem a vestir-se corretamente entregámos uma ficha de leitura ao contrário (cabeçalho desordenado, imagem trocada, título escrito de trás para a frente) para que os alunos detetassem o que estava errado e emendassem a ficha.
Na sessão seguinte explorámos o poema “A menina feia”, levando para o efeito um cartaz com a ilustração do poema em tamanho aumentado e em 2D. A partir da exploração do cartaz os alunos foram solicitados a fazer a caracterização física e psicológica da menina e posteriormente a compará-las com a descrita no poema. Os alunos constataram que a caracterização física era idêntica (feia, nariguda, peluda, olhos em bico…) mas que a psicológica nada tinha a ver com a que fizeram (má, egoísta, rabugenta…) e chegaram à conclusão que não se deve julgar os outros pela sua aparência.

De referir que nas turmas do 3.º ano de Almeida e EB da Estação adaptámos as atividades de exploração dos poemas às capacidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Deste modo permitimos aos alunos beneficiarem, tal como os seus colegas, do desenvolvimento do gosto pela leitura.







Projeto Transfronteiriço 1º e 2.ºano:

No que diz respeito ao 1º ano das escolas do 1º Ciclo de Almeida e Vilar Formoso,  assim como nas escolas da Guarda: Póvoa do Mileu,  Estação e Bairro do Pinheiro, as obras trabalhadas e exploradas foram:
“Ó Maria Cotovia” poema extraído do livro “Mais lengalengas” de Luísa Ducla Soares: os alunos visualizam as imagens do Livro-álbum do poema, seguidamente declamam o poema em simultâneo com a visualização das imagens correspondentes no livro-álbum. Construção de um “estendal de rimas” em que os alunos elaboram pequenas rimas com seu nome próprio que são posteriormente escritas em peças de roupa penduradas, com molas, numa corda na sala de aula.(Este poema foi trabalho por dois grupos em períodos e escolas diferentes).

No 2º ano das escolas do 1º Ciclo de Almeida, Vilar Formoso e das escolas da Guarda: Póvoa do Mileu e Estação, as obras trabalhadas foram:
            “A Girafa que Comia Estrelas “ a história foi contada recorrendo ao flanelógrafo – fantoches, a atividade que foi recebida com muita curiosidade, interesse e motivação. Os alunos recontaram a história dramatizando-a com o material da apresentação.
Na 2ª sessão da obra foram desenvolvidas atividades no âmbito da matemática, tendo como base personagem principal da obra em estudo - a girafa, os alunos, coletivamente, constroem a tabuada do 2 com o desenho de girafas (2 chifres), no quadro. Na Expressão Plástica, os alunos montaram um painel representando uma savana.




Sem comentários:

Enviar um comentário