No âmbito do projecto REDE, na acção nº 3 intitulada Voluntariado Juvenil foi realizada na tarde do dia 4 de Abril uma actividade de promoção de voluntariado jovem no Centro de Bem-estar e Social de Malhada Sorda.
Esta actividade foi dinamizada por 7 jovens (3 do sexo masculino e 4 do sexo feminino) e monitorizada pelas técnicas do Centro Lúdico de Vilar Formoso, nomeadamente, duas Animadoras Sociais e uma Socióloga.
Esta actividade teve como objectivo envolver os jovens na execução de um projecto de voluntariado, incutindo neles a importância do voluntariado junto da população idosa concelhia. Aproveitámos o período de férias da Páscoa para a executar, uma vez que os jovens estavam disponíveis neste momento.
Numa primeira fase foi elaborado o programa, constituído por três momentos: ateliê de expressão plástica, recolha da tradição oral e jogos diversos.
O ateliê de expressão plástica foi dinamizado por uma jovem com apetência para a pintura, desenhou uma cesta alusiva à Páscoa e aplicou-se a “técnica da casca do ovo”.
A recolha da tradição oral que consiste na transmissão de saberes feita oralmente, pelo povo, de geração em geração, isto é, de pais para filhos ou de avós para netos. Estes saberes tanto podem ser os usos e costumes das comunidades, como podem ser os contos populares, as lendas, os mitos e muitos outros textos que o povo guarda na memória (provérbios, orações, lengalengas, adivinhas, cancioneiros, romanceiros, etc.). Também são conhecidos como património oral ou património imaterial. Através deles cada povo marca a sua diferença e encontra-se com as suas raízes, isto é, revela e assume a sua identidade cultural.
Neste sentido, tentamos aproveitar a proximidade estabelecida com os idosos desta instituição e fizemos a recolha dos saberes que eles nos poderiam dar. Recolhemos lendas, associados à freguesia de Malhada Sorda e ao contrabando existente nesta região, e que foi destacado por estes informantes, considerados por nós privilegiados. Recolhemos alguns provérbios, adivinhas e canções. Esta conversa foi devidamente gravada e será tratada de forma a constar da plataforma cívica comunitária de recolha deste património imaterial (acção nº 5 deste projecto).
O terceiro momento, correspondente aos jogos foi dinamizado também pelos jovens e consistiu na realização de exercícios de movimento, nomeadamente, jogos com balão, dado, arco e bolas.
No final da actividade foi entregue a cada idoso um pequeno mimo realizado no ateliê de culinária do Centro Lúdico, os “Bolinhos de cocó”, e que os idosos adoraram e repetiram.
Por sua vez, o Centro de Bem-estar e Social de Malhada Sorda presenteou-nos com um lanche convívio.
Esta actividade foi gratificante e de extrema relevância para nós e para os idosos da instituição que puderam usufruir de um dia diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário