Centro Lúdico Cultural e Social de Vilar Formoso

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pressão de Grupo na Escola

Enquanto ser gregário, o Homem vive em relação com os seus semelhantes, relações essas, que podem ocorrer de várias formas e em diversos contextos. Em função dessas relações, os indivíduos aglomeram-se em grupos.
Um grupo é constituído por diferentes pessoas que partilham os mesmos objectivos e necessidades. Os elementos do grupo regulam as suas interacções adoptando as mesmas crenças, normas, regras e padrões de comportamento. Só assim é possível existir interdependência e cooperação, de modo a se atingir os objectivos ou satisfazer as necessidades do grupo.
Todas as pessoas pertencem a um número considerável de grupos: o departamento da empresa, a família, os amigos, os vizinhos, a equipa de futebol, os escuteiros, o partido político, etc.
O indivíduo comporta-se como membro de um grupo desde que tenha consciência que partilha dos mesmos valores, regras e objectivos, característicos dos outros elementos que formam o grupo.
Para a maioria dos adolescentes, é importante fazer parte, pertencer a um grupo ou a uma turma, porque isso infere a ele um "sentimento de identidade". O grupo varia conforme a actividade que desenvolve e o local onde se reúne. Pode ser formado por colegas, conhecidos ou apenas individuos da mesma idade.
Os elementos do grupo partilham em comum problemas, hobbies, apoiam-se na tomada de decisões, ou seja, tem uma identidade em comum.
No entanto, poderá haver elementos do grupo que exercem poder de pressionar, de influênciar ou de convencer o adolescente a fazer algo que não é bom, ou correcto.
A pressão do grupo pode-se manifestar de diversas formas: convincente, sedutora ou intimidatória, por exemplo: "Não sejas criança - experimente isso!", ou "Prova que me  amas e faz isso por mim".
Alguns adolescentes são mais influenciáveis à pressão do grupo do que outros. Entretanto, dependendo da situação, o adolescente apresenta reações diferentes a um mesmo tipo de pressão, aceitando ou não o desafio.
Muitas vezes é difícil enfrentar a pressão do grupo, por isso é importante proporcionar ao adolescente uma reflexão sobre os sentimentos de auto-estima e defesa dos seus conceitos e valores.
 
 
Alguma vez foste ou conheces alguém que tenha sido pressionado (a) no grupo de amigos? Como reagiste ou reagiram a essa situação?
Dá alguns exemplos de situações de pressão de grupo que consideras pertinentes e que queiras partilhar.

4 comentários:

  1. Sim, uma rapariga por ser bissexual foi rejeitada na turma! Tentei mostrar lhe que nao me importava com a sua orientação sexual e que tinha o meu apoio!
    Carlos
    João
    Nuno

    ResponderEliminar
  2. Sim conhecemos, um caso em que uma rapariga foi recusada por um grupo por não usar saia.
    Essa rapariga pronunciou-se na presença de uma funcionária.
    Outros exemplos de pressao de grupo são, por exemplo: Um rapaz que e pressionado por um grupo a fazer algo que não quer! Isto é um caso de pressão de grupo.

    Comentário realizado por: Ana Margarida Nº2
    Ana Rita Nº3
    Ruben Carvalho Nº14
    Vanessa Gil Nº15

    ResponderEliminar
  3. Cá na nossa escola, houve um rapaz, que porque era novo na escola, foi rejeitado no grupo de turma e eles, "os amigos" tratavam-no mal, e nos dissemos para nao ligar aos comentários.

    -Miguel Gouveia Monteiro
    -Rafael Miguel Alves
    -Rafael Augusto De

    ResponderEliminar
  4. Ana Dinis, Bruno Neto e Miguel Pinto11 de janeiro de 2012 às 14:55

    Muita gente é rejeitada por usar roupa que não é de uma certa "marca". Por exemplo, se usar roupa da feira ou da loja dos "chineses", ela não será bem aceite. Pode ser gozada por usar esse tipo de roupa. Os colegas não têm a noção de que essa pessoa pode não ter capacidade financeiras. Nós poderemos ajudar essa pessoa integrando-a.
    Temos que ter a noção que vivemos numa época em que temos de respeitar a orientação sexual, a raça e a forma de vida das pessoas.

    ResponderEliminar