Atividades do projeto Transfronteiriço - 1º Período
Com a intervenção do Projeto Transfronteiriço, pretende-se promover a existência de condições, medidas e ações que visam desenvolver em contexto escolar, a plena inclusão dos alunos e garantir a igualdade de oportunidades elevando os níveis de literacia.
Os objetivos principais deste Projeto visam: criar o hábito de ler; fazer da leitura uma rotina de prazer; criar empatia com as personagens; criar apetência pelo livro, aguçar o desejo de ler; mostrar e deixar “ver” com as mãos, o livro; proporcionar o contacto com grande diversidade de obras; estimular e despertar o prazer de ler; permitir variar as situações na sala de atividades; pôr as crianças em contacto com pessoas diferentes; desenvolver o pensamento lógico, a imaginação e a criatividade.
Consideramos que esta intervenção vem adequar procedimentos, proporcionar diversidade de obras e elevar hábitos de leitura ajudando a criança a crescer com os livros, com vista à promoção de futuros leitores, a comunidade educativa das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Almeida e, algumas das escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas da Sé – na Guarda, são o público-alvo desta intervenção.
Em conjunto foi idealizado e executado um mapa – “Viajar com os Livros” - elemento que uniformizou o grupo e passou a ser a nossa imagem de marca em todas as sessões. Trata-se de um mapa que muito agradou aos alunos e onde se regista cada obra abordada, como uma “paragem”, “um ponto de passagem” nesta viagem, Foi também idealizado e adquirido um passaporte de leitura para cada aluno onde ficam registadas as partes mais relevantes de cada obra trabalhada.
Porque acreditamos que, livro deve ser partilhado e apresentado com entusiasmo, com prazer, de forma a fascinar a criança a querer entrar na aventura do mundo maravilhoso do livro, neste 1º período, foi apresentada a obra “É um Livro” de Lane Smith. Uma história que pela emoção da narrativa e das imagens, prende a atenção das crianças.
Apesar da obra trabalhada ser comum, a diversidade das atividades propostas pelos grupos de trabalho tiveram como base a (s) obra (s) que irão ser trabalhadas ao longo do ano letivo.
Fica o registo fotográfico das atividades realizadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário